Como seria se na sua empresa cada processo fosse realizado de maneiras diferentes pelos colaboradores? Não existiria um padrão e, provavelmente, seria difícil de identificar gargalos ou melhorias. Não, é?
Desde processos principais, processos de suporte à processo gerenciais, todos necessitam de um padrão para realização, incluindo o registro de como são realizados, para assim, administrar a empresa com sucesso.
O mapeamento dos processos entra como um ferramenta administrativa que irá levar a empresa à profissionalização, pois haverá um controle de demandas e a forma que são realizados. Possibilitando, assim, a visualização ampla do que ocorre dentro do próprio negócio para que sejam realizadas análises críticas que encontrem erros e possíveis acertos.
Neste artigo vamos apresentar as vantagens do mapeamento de processos e como realizar. Continue a leitura!
Quais as vantagens de mapear os processo da minhas empresa?
Informamos anteriormente a vantagem de uma ampla visualização para encontrar gargalos na empresa, no entanto, o mapeamento possibilita ainda mais recursos, por exemplo:
- Padronizar atividades: permite a otimização dos serviços prestados, encontrando a opção que se adequada melhor ao processo para padronizá-lo;
- Facilidade de integrar novos colaboradores: com os processos padronizados, torna ainda mais simples integrar novos colaborados ao time, já que existirá um modelos a ser passado;
- Manter a qualidade do serviço de cada equipe: A equipe terá um padrão de entrega e poderá avaliar se está sendo cumprido ou não, sendo possível indicar melhorias para aumentar a produtividade;
- Reduzir custos: o mapeamento dos processos indicará onde estão sendo gasto recursos e tempo desnecessários.
Como mapear os processos?
Mapear os processos não é uma atividade rápida, porém o tempo gasto retornará em vantagens para a organização. Para isso, é necessário seguir alguns passos:
- Listar e identificar os processos: É preciso fazer uma lista de todos os processos que ocorrem na organização e identificá-los de forma clara e objetiva.
- Localizar os colaboradores envolvidos: Identificar quais colaboradores estão envolvidos em cada processo, desde o início até o fim.
- Registrar e documentar os processos: Documentar cada processo de forma detalhada, registrando todas as etapas, atividades, recursos utilizados e resultados obtidos.
- Analisar criticamente os processos: Analisar cada processo com um olhar crítico, buscando identificar pontos de melhoria e oportunidades de otimização.
- Propor melhorias: Com base na análise crítica dos processos, propor melhorias que possam ser implementadas para tornar as atividades mais eficientes e eficazes.
Ao seguir esses passos, é possível mapear os processos de uma organização de forma clara e objetiva, permitindo uma melhor compreensão das atividades realizadas e proporcionando a profissionalização da empresa para que continue sua evolução no mercado.
Além disso, existem tecnologias que facilitam o mapeamento dos processos como o Next BP, uma solução da Next SI que automatiza os processos da sua empresa de forma eficiente, permitindo a integração entre os colaboradores e acompanhamento do gestor.
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