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Soft Skills: O Que São e Qual a Sua Importância para as Empresas

Um assunto amplamente discutido no processo de recrutamento empresarial, as Soft Skills desempenham um papel crucial no desenvolvimento profissional. Essas habilidades são fundamentais tanto para quem busca reposicionamento no mercado quanto para quem procura profissionais qualificados para preencher vagas.

Mais do que as habilidades técnicas, é essencial desenvolver as habilidades comunicativas, foco principal das Soft Skills. Pesquisas indicam que 77% das empresas consideram a comunicação mais relevante do que os conhecimentos técnicos.

Sendo assim, caso você ainda não esteja familiarizado com o assunto, continue a leitura para descobrir e começar a aprimorar suas habilidades.

O Que São as Soft Skills

Mas afinal, o que são as Soft Skills? Esse termo é utilizado para se referir aos comportamentos relacionados à personalidade de cada profissional, como sua comunicação ou capacidade de trabalhar sob pressão. Geralmente, são consideradas nos setores de recursos humanos durante o recrutamento de novos colaboradores para a equipe. Estão associadas às Hard Skills, que referem-se às habilidades técnicas.

Por muito tempo, as Hard Skills eram o foco principal na escolha de um profissional. No entanto, essa abordagem mudou, e as Soft Skills ganharam destaque porque as organizações começaram a valorizar candidatos que sabem lidar com situações do ambiente e de relacionamento.

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As habilidades técnicas podem ser facilmente desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos, especialmente quando o profissional possui as Soft Skills para melhorar sua performance na empresa.

Exemplos

Alguns exemplos de Soft Skills são conhecidos e essenciais para demonstrar em uma entrevista. Confira abaixo:

  1. Comunicação Assertiva: Saber comunicar objetivamente uma informação, evitando conflitos ou resolvendo-os de forma eficaz.
  2. Inteligência Emocional: Reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros, compreendendo os aspectos fisiológicos das emoções e agindo adequadamente em diferentes situações.
  3. Trabalho em Equipe: Habilidade de colaborar de forma eficiente com outras pessoas para garantir o sucesso do trabalho.

Importância para as Empresas

As Soft Skills são cruciais para o sucesso das equipes nas empresas. Times que carecem de habilidades comunicativas tendem a gerar mais conflitos e falhas nas entregas. Portanto, além de prestar atenção na contratação, é necessário promover atividades que desenvolvam essas habilidades.

Para garantir que as equipes tenham um desempenho de qualidade e possam aprimorar suas Soft Skills, é necessário que os processos empresariais estejam mapeados e funcionando em sua melhor capacidade. Saiba mais sobre as soluções que a Next SI oferece para impulsionar os resultados da sua empresa e melhorar os processos em equipe, clique aqui.

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