Voltar para o site

O que é e como mapear os processos da sua empresa

Como mapear os processos da sua empresa? Esse passo é importante para todas as empresas, pois permite o acompanhamento de cada etapa dos setores, tornando possível identificar melhorias.
Apesar disso, ainda é um assunto pouco falado entre os gestores, sendo uma janela aberta para que erros aconteçam. Falta de entregas, estagnação de resultados, clientes insatisfeitos são algumas das causas que ocorrem quando os processos não são mapeados.
Afinal, o que é mapeamento de processos? Antes de tudo, é preciso compreender seu significado para poder implantar na sua empresa. Continue a leitura e descubra.

O que é mapeamento de processos?

Mapear significa registrar e conectar processos relacionados, do começo ao fim. Sendo assim, é uma técnica utilizada para visualizar e compreender os diferentes passos e atividades envolvidas em um processo de negócio.
Permite identificar as etapas, os responsáveis, as entradas e saídas, além de possíveis gargalos e oportunidades de melhoria. Seu objetivo é fornecer uma visão clara e detalhada do fluxo de trabalho, facilitando a análise e otimização dos processos existentes.
Esta mentalidade inovadora permite que você fique à frente da curva, se adapte às demandas do mercado em mudança e aproveite as tendências ou tecnologias emergentes.

Como mapear os processos?

Essa é uma atividade que tomará tempo e atenção para que seja bem elaborada e tenha resultados reais.

1 – Listar e identificar os processos

É preciso fazer uma lista de todos os processos que ocorrem na organização e identificá-los de forma clara e objetiva.

2 – Localizar os colaboradores envolvidos

Identificar quais colaboradores estão envolvidos em cada processo, desde o início até o fim.

3 – Registrar e documentar os processos

Documentar cada processo de forma detalhada, registrando todas as etapas, atividades, recursos utilizados e resultados obtidos.

4 – Analisar criticamente os processos

Analisar cada processo com um olhar crítico, buscando identificar pontos de melhoria e oportunidades de otimização.

5 – Propor melhorias

Com base na análise crítica dos processos, propor melhorias que possam ser implementadas para tornar as atividades mais eficientes e eficazes.

Mapeie os processos com a Next SI

Torne esse processo simples e concreto com uma equipe especializada. Ter alguém externo é útil, pois traz uma nova visão do negócio, ampliando o entendimento.
Conheça a Next SI! Somos especializados em fornecer soluções tecnológicas para aprimorar processos empresariais. Aqui, a satisfação do cliente é nossa prioridade número um.
Oferecemos serviços de Consultoria de Mapeamento de Processos, ouvindo atentamente as preocupações dos gestores para identificar e implementar as melhores soluções para cada empresa.
Se você deseja melhorar os processos da sua empresa e impulsionar o crescimento, entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar o sucesso empresarial. Clique aqui!
Marketing

Marketing

Inscreva-se e fique por dentro dos melhores conteúdos!

Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, sendo possível o cancelamento da inscrição a qualquer momento.

Conteúdos relacionados

Categorias
Materiais

Precisa de ajuda?

Escolha um canal de atendimento para entrar em contato com o nosso time de suporte!

WhatsApp

Contate-nos pelo WhatsApp selecionando 'Suporte' no menu (opção 1).

Chamados

Faça login no portal Next SI para abrir o ticket de chato via plataforma.

Já é nosso cliente? Aproveite os nossos recursos disponíveis!

Plataforma EAD

Aproveite os treinamentos online na plataforma EAD que nós preparamos para a sua empresa!

Consultoria de processos

Precisa de uma consultoria de mapeamento de processos? Nós contamos com profissionais dedicados para isso.