O surgimento de novas tecnologias vem para facilitar os processos humanos, especialmente quando se trata de sua implementação em fábricas ou outros trabalhos manuais.
Desde a Primeira Revolução Industrial, a sociedade tem se adaptado às inovações do mercado, mudando seu comportamento de consumo e relações trabalhistas. Após o surgimento da internet e smartphones as mudanças se tornaram ainda mais evidentes, principalmente com a globalização. Essas transformações não pararam desde então, expandindo.
A chamada Indústria 4.0 é a realidade que estamos vivendo, com inúmeras inovações surgindo a cada ano e transformando todos os serviços. Continue a leitura e descubra mais sobre essa nova era.
Índice
O que é Indústria 4.0?
O surgimento de um novo momento da indústria não exclui as evoluções passadas. As mesmas novidades de 15 anos atrás, na atualidade, ganhando novos esforços tecnológicos e possibilitam as interações entre as máquinas e a otimização do tempo.
A Indústria 4.0 é, então, uma junção de inovações e tecnologias digitais que envolvem a manufatura e que busca resultados que não eram possíveis antigamente. Dessa forma, não é em si uma tecnologia ou instrumento, mas sim um cenário, a quarta revolução industrial.
As características que a envolvem são: virtualização, descentralização de serviços, Software as a Service (SaaS), intercomunicação, customização em massa, rastreamento de dados e manutenções preventivas.
Desafios da Indústria 4.0
Há uma previsão de participação global nessa indústria até 2025. No entanto, o Brasil e outros países podem atrasar na implementação total devido à falta de adaptação das empresas ao mundo digital.
Alguns dos desafios para enfrentar são:
- Falta de infraestrutura de comunicação
- Falta de profissionais capacitados para o mercado
- Não há cultura da inovação
Benefícios da Indústria 4.0
Apesar dos desafios que o mercado brasileiro ainda passará para se adaptar à Indústria 4.0, ela ainda traz consigo uma série de tecnologias que podem trazer benefícios significativos para as empresas. Algumas dessas tecnologias incluem:
Internet das Coisas
A capacidade de conectar dispositivos e máquinas à internet permite a coleta de dados em tempo real, possibilitando uma melhor monitorização e controle dos processos industriais.
Drones
Os drones podem ser utilizados para inspeções e monitoramento de áreas de difícil acesso, reduzindo a necessidade de intervenção humana e aumentando a eficiência operacional.
Inteligência Artificial
A IA pode ser aplicada em diversas áreas da indústria, desde a otimização de processos até a criação de sistemas de manutenção preditiva, permitindo uma maior eficiência e redução de custos.
+ Entenda mais sobre o impacto da IA no mercado empresarial
Cloud Computing
O armazenamento e processamento de dados na nuvem permite o acesso rápido e fácil às informações, além de facilitar a colaboração entre diferentes departamentos e empresas.
+Leia mais sobre as vantagens da Computação em Nuvem para o seu negócio
Impressão 3D ou Manufatura Aditiva
Essa tecnologia permite a produção de peças personalizadas de forma rápida e eficiente, reduzindo os custos de produção e aumentando a flexibilidade na fabricação.
Sistema de Gestão de Processos
Com a implementação de um sistema de gestão de processos adequado, é possível automatizar tarefas repetitivas, melhorar a comunicação interna e externa, e aumentar a produtividade geral da empresa.
Comece a jornada da sua empresa na Indústria 4.0, conheça a solução de sistema de gestão de processos da Next SI! O Next BP vai colaborar com a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a qualidade dos produtos e serviços, para manter o seu negócio competitivo em um mercado cada vez mais digitalizado.
E o melhor, você pode agendar uma demonstração gratuita para ter uma experiência completa do Next BP, clique aqui!