A manufatura é uma das áreas mais antigas do mercado. Surgiu da evolução dos trabalhos artesanais na década de XV e se transformou em um processo de produção.
Por ser um segmento antigo, é comum que as empresas ainda mantenham processos tradicionais. Ainda que as manufaturas tenham passado pelas revoluções industriais, ainda é um desafio se adaptar às novas tecnologias, inclusive à Indústria 4.0.
+ Conheça as principais tecnologias da indústria 4.0
Veja alguns desafios da manufatura diante das mudanças:
Índice
1. Treinamento de Colaboradores
A introdução de novas tecnologias requer que os colaboradores sejam treinados adequadamente para utilizá-las de maneira eficaz. Isso pode ser um desafio, especialmente em empresas com uma força de trabalho diversificada. No entanto, uma maneira de facilitar o uso pelos colaboradores é implementar uma ferramenta com interface intuitiva, como o Next BP, um BPM completo de módulos e simples de utilizar. Ideal para qualquer empresa que almeja melhorar a performance do seu time.
+ 5 Dicas para uma Gestão Humanizada
O treinamento permanece necessário, porém com um software de fácil utilização torna ainda mais viável implementar na indústria.
Dessa forma, conte com o Next BP e invista em programas de treinamento abrangentes e contínuos para garantir que todos os colaboradores estejam aptos a operar as novas tecnologias com competência.
2. Falta de Informação
Em um ambiente de manufatura, a falta de informações sobre as novidades e seus benefícios acontecem e dificultam a decisão de transformação.
+Líderes de TI afirmam: A automação de processo reduz os erros
Quebrar esse padrão muda o cenário da empresa, tornando-a inovadora. Sendo assim, a implementação de sistemas que proporcionem uma visão geral e centralizada das operações melhora a eficiência e a capacidade de resposta a mudanças e demandas do mercado.
O Next BP é a escolha certa para que não ocorram falhas na comunicação interna da empresa. Isso porque possui dentro de seus módulos espaços para abertura e acompanhamento de demandas e chamados, CRM, gestão de documentos, agendas e outros.
Benefícios do BPM para a Manufatura
O Business Process Management (BPM) é uma abordagem estratégica que pode trazer inúmeros benefícios para as empresas de manufatura ao otimizar seus processos e melhorar a eficiência operacional.
Confira abaixo seus benefícios:
- Automatização de processos: o BPM permite a automatização de processos repetitivos e manuais, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
- Visibilidade e controle: proporciona uma visão clara dos processos em toda a organização, facilitando a identificação de gargalos e áreas de melhoria.
- Agilidade e flexibilidade: as empresas podem adaptar rapidamente seus processos às mudanças do mercado e às novas demandas, melhorando sua capacidade de resposta.
- Melhoria contínua: através do monitoramento contínuo e da análise de desempenho, permite uma abordagem proativa para a melhoria contínua dos processos.
- Redução de custos: a eficiência aprimorada e a eliminação de desperdícios resultam em uma redução significativa de custos operacionais.
A evolução das tecnologias traz desafios para a indústria de manufatura, mas também oferece principalmente oportunidades para melhorias substanciais.
Conheça o Next BP
Comece com o Next BP e quebre as barreiras da manufatura. Um software com interface intuitiva e completa para acompanhar os processos da empresa, servindo para qualquer setor.
Além disso, também é escalável, se adaptando às necessidades conforme o crescimento do negócio. Faça uma demonstração gratuita de software e conheça os benefícios para sua empresa. Clique aqui.